PCB 21 - GOVERNADOR/RS: HUMBERTO CARVALHO - Vice: LILIAN VINADÉ

PCB 21 - GOVERNADOR/RS: HUMBERTO CARVALHO - Vice: LILIAN VINADÉ. O PODER POPULAR NO BRASIL-RIOGRANDENSE

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PROGRAMA PARA A EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O RIO GRANDE DO SUL



UERGS – Universidade Estadual do RGS

            A UERGS passa por processos semelhantes de precarização que as universidades federais. Mas como é uma instituição mais recente, já foi criada com uma estrutura precária durante o governo Olívio Dutra, sendo ainda mais precarizada nos governos sequentes, principalmente no último governo da Yeda que reduziu em torno de 40% das vagas durante seu governo.
-        A regionalização da instituição: é necessário construir polos regionais, com estrutura física, administrativa e laboratórios que garantam a consolidação da produção de conhecimentos e a sua reprodução.
-        Apoiamos as pautas do movimento Pró-UERGS: a urgente contratação de professores e funcionários, a existência de uma estrutura definitiva, orçamento regular fixo de 0,5% da arrecadação do estado. Vestibular regular.
-        A universidade não pode servir para a reprodução do capital. Esta servidão tem se dado de forma direta através, dentre outras formas, dos cursos criados com viés unicamente para atender as demandas do mercado, como os cursos tecnólogos.
-        É necessário que a UERGS consolide o tripé ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Vinculando-se a um projeto de desenvolvimento que vise a superação do atraso técnico-científico, cultural e social, adaptando-se as particularidades e potencialidades regionais existentes no estado.

FAPERGS – Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul

            A FAPERGS tem perdido nos últimos anos recursos orçamentários que serviriam para sustentação da pesquisa no estado, manutenção de bolsas (Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica). No Governo Yeda houve uma redução ainda mais drástica do percentual de recursos destinados, não cumprindo as cotas orçamentárias fixadas por Lei. (Ficamos de saber exatamente o valor desta cota)
            A necessidade de desenvolvimento técnico-científico não pode estar dissociado do desenvolvimento social, econômico e cultural do nosso povo. O projeto de desenvolvimento e direcionamento de recursos, deverão ser direcionados dentro projetos, em programas que viabilizem soluções reais para a sociedade. Como por exemplo: substituição das monoculturas pela pluriatividade sob cultivo ecológico; formação de professores para o ensino fundamental e médio; entre outros.
            Defendemos um Plano de Desenvolvimento da FAPERGS, que seja construído a partir de organismos de classe, sindicatos, associações populares, na perspectiva da construção de Poder Popular.

Ensino Público Estadual (Médio e Fundamental)

            Na Educação Estadual, é necessário um movimento conjunto dos trabalhadores, pais, alunos e funcionários públicos pela construção um projeto político-pedagógico que transforme a escola pública do RS em um instrumento para a construção de  consciências emancipadoras, visando contrapor o avanço do capital sobre a educação. Pois é necessário barrar a submissão do estado às exigências do Banco Mundial, que visa criar condições favoráveis a mercantilização da educação assim como de outros “serviços” públicos.
-        Proporcionar espaços físico material didático pedagógico adequado para a realização das aulas.
-        Constituir a formação continuada dos professores e servidores da rede estadual, através da realização de convênios com as universidades federais para a criação de cursos de pós-graduação que atendam aos interesses destes.
-        Não a privatização da Escola Pública.
-        Defendemos o Plano de Carreira, o Plano de Gestão Democrática e um IPE PÚBLICO.
-        Garantir maior segurança nas escolas.
-        De forma imediata defendemos a implantação do PISO SALARIAL NACIONAL.
-        Lutaremos pelo fim da precarização na educação pública, com o fim das contratações emergenciais, através da realização periódica e regular de concursos públicos para professores e funcionários. Além de lutar pelo investimento na saúde dos trabalhadores em educação.
           
            Propomos a unificação do funcionalismo publico estadual na LUTA em defesa da Previdência Solidária e Aposentadoria.
           
            Ensino profissionalizante estadual.
            Assim como os demais setores da educação pública estadual, as escolas técnicas estão sendo sucateadas, através da diminuição dos conteúdos das disciplinas, a falta de estrutura física adequada, com professores mal pagos, sem especialização adequada aos cursos.
            Hoje a formação dos jovens que passam pelas escolas técnicas está cada vez mais limitada a responder demandas específicas do mercado, deixando de lado uma formação que vise minimamente criar uma compreensão ampla do mundo. Formando “profissionais” alienados, cada vez mais limitados ao aprendizado de técnicas.
            Parte desses problemas poderiam ser superados pela motivação geral de eleições diretas para a escolha da direção das escolas, também através dos conselhos das escolas discutindo e propondo projetos políticos-pedagógicos, deixando de fazer o que tem feito: captar recursos para suprir a deficiência do estado a fim de fazer reformas, uniformes esportivos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário